O grupo terá direito de participar da reunião de líderes com poder de voz e voto
Nesta quarta-feira (1º), a Câmara dos Deputados aprovou a criação da Bancada Negra. O grupo parlamentar temático passará a defender pautas e projetos ligados à questão racial.
A criação se dá através da aprovação do Projeto de Resolução (PRC) 116/23, de autoria dos deputados Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Damião Feliciano (União-PB).
Após a votação, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) se emocionou e disse que finalmente tem uma bancada onde ela se identifica.
– Neste momento, me sinto recompensada. Agora tenho uma bancada, que vai dar continuidade a uma luta – disse a parlamentar.
Talíria Petrone também comemorou a aprovação do texto.
– Nada mais justo para um Brasil que não avançou na democracia racial – disse a psolista.
O relator foi o deputado Antonio Brito (PSD-BA) que propôs várias mudanças para a bancada. A primeira delas é que a Bancada Negra terá um coordenador-geral e três vice-coordenadores. Outra diferença é que o grupo poderá participar da reunião de líderes e, assim, participar da definição de pautas de votações do Plenário, com direito a voz e voto.
Além disso, o grupo de deputados também terá direito a usar a palavra, por cinco minutos semanalmente, durante o período destinado às Comunicações de Liderança, para expressar a posição dos seus integrantes.
Pleno News