O Diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka, aplicará recursos em Engenharia, Educação e Fiscalização de trânsito

Ao substituir o Diretor-geral do Detran a quatro meses atrás, o governador Ibaneis Rocha não tinha dúvidas de que a instituição ia alavancar e trazer um serviço de qualidade a população do DF

Atual Diretor, Takane Kiyotsuka, que é policial civil aposentado, aceitou o desafio de colocar o Detran-DF como um órgão à altura de seu nome e um dos mais produtivos do DF.

Com uma experiência de 40 anos de serviço público, Takane ocupou diversas funções na estrutura do Distrito Federal. Foi administrador de Samambaia, Administrador interino de Planaltina, Secretário das Cidades, Secretário de Fiscalização, Secretário de Assuntos Sindicais, Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, Secretário de Trabalho, entre outros cargos ao longo de sua carreira. Antes de assumir o Detran-DF, Takane ocupava o cargo de Chefe de Gabinete na Câmara Legislativa.

O Diretor-geral concedeu uma entrevista ao Portal Opinião Brasília onde destacou alguns pontos importantes em sua gestão. “Chegamos aqui e encontramos um quadro não muito favorável. Imediatamente constituí uma equipe pequena, respeitando os gastos públicos, e começamos um trabalho de reformulação nos pontos falhos da instituição”, disse Takane.

De imediato propôs uma auditoria na empresa, que ganhou a licitação para a prestação dos serviços, e constatou muitas falhas. A empresa foi notificada e como não providenciou os ajustes necessários foi aplicada a Legislação que prevê na Lei 8.666/93 e a mesma foi multada em mais de 1,5 milhões de reais, descredenciada, além de ter sofrido punição impedindo-a de participar de outras licitações no DF.

Um novo Projeto Básico foi desencadeado e no início deste mês o Tribunal de Contas do DF (TCDF) já deu parecer favorável para a continuidade do certame e a contratação e uma nova empresa que atenda a população nos serviços básicos que o órgão necessita apresentar.

De janeiro à setembro deste ano, o Detran-DF aplicou mais de 1,114 milhões de notificações que, em recursos, equivale a quase 850 milhões de reais. Perguntado se ele achava que os recursos arrecadados estavam sendo mal utilizados antes de sua gestão, Takane foi tácito: “Evidente! Não tem como não aplicar somas tão vultuosas nos serviços básicos à população que depende do Detran se esses recursos não foram bem geridos. Estamos diante de um desafio muito grande e vamos trazer à população do DF um serviço do qual eles não poderão reclamar”, afirmou.

Takane disse que todos os setores estão sendo rigorosamente reestruturados. “Nossa engenharia de trânsito é um modelo para o Brasil. Estamos apostando fortes nos serviços de Tecnologia da Informação e muito em breve nosso aplicativo estará sendo considerado um dos melhores do Brasil. Os usuários dos serviços merecem o melhor”.

Para encerrar, Takane adiantou que uma de suas prioridades era a valorização dos servidores. Recentemente, fez uma alteração nos valores dos vales alimentações dos servidores que tinham valores diferenciados. “São todos servidores e merecem um tratamento isonômico. Mudamos isso e já a partir desse mês todos receberão o Vale Alimentação no mesmo valor, para mais, é claro”, disse.

Além disso, calcula-se que até o final do mês mais 123 servidores deverão ser chamados para incorporarem o órgão. “Teremos cerca de 1.400 servidores que estarão aptos a servir nosso maior cliente, a população do DF, e isso graças ao entendimento do nosso governador Ibaneis Rocha que não mede esforços para fazer o melhor para os brasilienses”, encerrou.

Da redação,

Por Jorge Poliglota…

Continue Lendo

ÚLTIMAS