Além da programação especial, parceria com a Secretaria de Saúde disponibilizou vacinação para o público
Celebrado neste sábado (12) no Zoológico de Brasília, o Dia das Crianças reuniu famílias de todas as partes em uma programação cheia de atividades educativas e momentos curiosos com os animais. O evento, que começou às 8h30, foi marcado por visitas guiadas, oficinas de educação ambiental, estandes de instituições parceiras e demonstração de enriquecimento ambiental para os animais.
“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência única, que combine diversão e conscientização sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com a fauna”, disse o diretor-presidente do zoo, Wallison Couto. “Queremos que as crianças e suas famílias saiam daqui mais conectadas com a natureza e com o papel que cada um pode ter na sua conservação.”
Uma das grandes atrações foi o enriquecimento ambiental especial para os elefantes Belinha e Chocolate, que ganharam picolé de frutas feito pela equipe de nutrição do zoo. A guloseima, com mais de 50 kg, atraiu os olhares curiosos do público. “É muito importante que os visitantes vejam como os animais se comportam naturalmente e entendam como esses estímulos são essenciais para o bem-estar deles”, explicou Wallison.
André Souza, morador de Brasília e pai de dois filhos, participa do evento há quatro anos consecutivos. “Desde que meus filhos nasceram, o Dia das Crianças aqui no zoológico virou uma tradição para a nossa família”, contou. “É uma ótima opção de lazer. As crianças adoram ver os animais de perto, e sempre tem algo novo para aprender”.
Visita guiada
Ana Carolina Pereira, que veio de Goiânia especialmente para o evento, elogiou a estrutura e a organização. “Eu aproveitei que o dia estava agradável, sem chuva e com uma temperatura amena, e trouxe meus dois filhos para passar o feriado aqui”, relatou. “As visitas guiadas foram incríveis, e fiquei impressionada com as curiosidades sobre a elefante Belinha. Não sabia, por exemplo, que o banho de lama também servia como um protetor solar para ela. Aqui, até os adultos aprendem”.
Para as famílias, também houve um aprendizado prático sobre a conservação da fauna. Bruno Nogueira, que visitou o zoológico pela primeira vez com seus filhos, destacou a importância dessas experiências educativas: “Visitamos vários estandes de educação ambiental. Ficamos fascinados com as histórias sobre o cuidado com os animais. As crianças adoraram”.
Parcerias
Representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF) também marcaram presença no evento do Zoológico de Brasília, disponibilizando vacinas. “Eu ainda não tinha tido a oportunidade de me vacinar contra a gripe”, contou Mariana Ferreira, que aproveitou o passeio com a família para atualizar a própria caderneta de vacinação.
O objetivo foi, exatamente, chegar a pessoas que, por algum motivo, ainda estão com vacinas atrasadas. “Aqui há públicos e grupos variados, e todos têm a oportunidade de vir”, observou a gerente da Unidade Básica de Saúde 1 (UBS 1) de Candangolândia, Maísa Marth. “Muitos pais trabalham de segunda a sexta e não têm a oportunidade de ir a uma UBS.”
A equipe de 13 servidores da SES-DF se uniu a colaboradores em um momento de animação para crianças e adultos. O Zé Gotinha fez sucesso ao lado dos mascotes animais. “É uma parceria excepcional”, elogiou o diretor adjunto do Zoológico, Célio Marruá.
Além disso, o zoológico contou com estandes de órgãos parceiros que compartilharam informações sobre a proteção da natureza e oficinas educativas que incentivaram as crianças a refletirem sobre a conservação. A praça de alimentação e o espaço com brinquedos e atividades lúdicas completaram a programação.
*Com informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília e da Secretaria de Saúde