Hamas agradece Lula por comparação entre Gaza e o Holocausto

O grupo Hamas divulgou um comunicado neste domingo (18) para agradecer as declarações feitas por Lula durante entrevista coletiva na Etiópia. O petista afirmou que só há uma referência para descrever o que acontece na Faixa de Gaza: “quando Hitler resolveu matar os judeus”. A comparação abriu uma crise diplomática sem precedentes com Israel.

“Nós do Movimento Resistência Islâmica (Hamas) agradecemos a declaração feita pelo presidente brasileiro Lula da Silva, que descreveu o que nosso povo palestino enfrenta na Faixa de Gaza como um Holocausto e que as ações dos sionistas hoje em Gaza são as mesmas que Hitler fez com os judeus durante a Segunda Guerra Mundial”.

Na nota, o Hamas pede ainda que “a Corte Internacional de Justiça leve em consideração a declaração do presidente brasileiro”. A África do Sul entrou com uma ação na Corte acusando Israel de genocídio do povo palestino. O Brasil apoiou a ação. Nesta sexta-feira (16), a Corte divulgou uma decisão em que reafirma que Israel deve garantir segurança e proteção a palestinos na Faixa de Gaza.

De acordo com uma reportagem do portal Metrópoles, um porta-voz do Hamas reforçou o ao veículo o agradecimento a Lula. “Acredito que o discurso do presidente [Lula] é poderoso e influente em falar do fato de que Israel é um Estado que comete crimes e genocídio. Nós apreciamos muito a declaração”. E mais: Lula envergonha o Brasil, dispara ministro israelense. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: SBT News; Metrópoles)

Continue Lendo

ÚLTIMAS