Esquerda convocou miltantes de diversas cidades para ato “pró-democracia”
O ato convocado pelo PT para este sábado (23) registrou a presença de apenas 26 pessoas em Lisboa, em Portugal. A manifestação foi organizada diretório da sigla da capital portuguesa, em parceria com associações de imigrantes brasileiros.
O levantamento do número de manifestantes foi feito pelo site Poder360, na Praça Luís de Camões, no centro de Lisboa. De acordo com o veículo, grupo se misturava a pedestres que caminhavam pelo local. Vídeos publicados nas redes sociais também mostram a “dimensão” do ato.
O grupo de manifestantes também é formado por integrantes do PC do B, pelo Comitê de Mulheres Migrantes, pela Portuando (associação de migrantes sediada na cidade do Porto, no norte de Portugal) e pelo Comitê de Luta Portugal.
– A justiça tem que atuar no caso dos golpistas do 8 de Janeiro, com independência, com isenção, mas sem acordo que garanta algum tipo de anistia e de desresponsabilização por aquilo que ocorreu, que foi uma tentativa de golpe de Estado – disse o coordenador do núcleo do PT em Portugal, Pedro Prola, ao Poder360.
De acordo com o PT, no anúncio no site do partido, o ato foi para “defender a democracia e de se posicionar contra anistia para os golpistas do 8/1 e contra o genocídio do povo palestino em Gaza”.
Também ocorreram manifestação em algumas cidades brasileiras. Gleisi Hoffmann, presidente do partido, caminhou com militantes nas ruas de Salvador, na Bahia.
Pleno News