‘CPMI vai tirar o nome de muita gente do SPC do Crime’

No Oeste Sem Filtro, o senador Magno Malta comentou os principais objetivos da comissão

O senador Magno Malta (PL-ES) disse que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro tem o objetivo de tirar o nome de milhares de brasileiros do “SPC do Crime”. Em entrevista ao programa Oeste Sem Filtro desta quinta-feira, 25, o parlamentar afirmou que o Judiciário colocou atrás das grades pessoas inocentes.

“Todos aqueles que estão nos presídios precisam ser ouvidos”, ressaltou Malta. “A oposição quer esclarecer a verdade. Milhões de brasileiros tiveram suas liberdades cerceadas injustamente. Alguns pagam um preço alto.”

Na entrevista, o senador também citou as dificuldades de instalação da CPMI, criticou as decisões do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e não descartou a convocação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os primeiros requerimentos da CPMI

A CPMI do 8 de Janeiro já recebeu 19 requerimentos. De modo oficial, dez documentos foram protocolados pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Já outros nove pertencem a dois deputados do Psol: Érika Hilton (SP) e Pastor Henrique Vieira (RJ).

Entre os requerimentos propostos por Izalci, estão as convocações do ex-ministro Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; e do delegado-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.

Além de pedirem a convocação de Torres, os deputados do Psol solicitaram uma reunião dos membros da CPMI com o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Os parlamentares de esquerda ainda pediram a convocação do General Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); e de Mauro Cid, ex-ajudantes de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Até o momento, contudo, nenhum requerimento convocando Bolsonaro foi apresentado.

O leitor pode acompanhar os requerimentos protocolados até o momento ao clicar neste link.

Revista Oeste

Continue Lendo

ÚLTIMAS