Levantamento da Genial/Quaest na Câmara indica favoritismo de Tarcísio contra atual presidente na disputa pelo Palácio do Planalto; avaliação da relação com o Congresso tem pico negativo
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é reprovado por 46% dos deputados federais brasileiros, segundo aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 2. Outros 27% dos parlamentares aprovam a gestão, enquanto 24% acham que o petista faz uma gestão regular e 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
A avaliação negativa cresceu especialmente entre os congressistas independentes. Houve um salto de 13 pontos porcentuais em relação ao último trabalho, de maio de 2024. Agora, entre esse grupo, a avaliação neutra do presidente (52% em maio de 2024) está numericamente empatada com os críticos, que agora são 44% em junho.
O levantamento ouviu 203 dos 513 deputados, entre 7 de maio e 30 de junho, e tem 4,5 pontos porcentuais de margem de erro para mais ou para menos. Esse período capta a derrota do governo ante o Congresso, que derrubou, no final de junho, o decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
Esses mesmos deputados creem, em sua maioria (50%), que um candidato de oposição é o favorito para vencer a disputa pelo Palácio do Planalto em 2026, ante 35% que ainda veem Lula ou um nome do governo como os potenciais vencedores. Quinze por cento dos entrevistados não sabem ou não responderam.
O principal nome da oposição para os parlamentares? Para 49% deles é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), enquanto outros 13% creem que é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Estão mais atrás nessa pesquisa entre os deputados: a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), com 6%, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 5%; o governador do Paraná Ratinho Jr. (PSD), com 4%; o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União), com 3%; e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 1%.
Com informações ESTADAO