Como Nikolas Ferreira conquistou a geração Z conservadora no Brasil

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) concentra uma das maiores audiências políticas do Brasil nas redes sociais. São 21,5 milhões de inscritos em um único perfil do Instagram. Outros 2,5 milhões de inscritos no YouTube. Ele ainda mantém 5,4 milhões de seguidores no X e, no TikTok, plataforma em que alcança maior popularidade, registra 8,9 milhões de seguidores e 169 milhões de curtidas.

Alcance digital que se traduz em influência política, e que não é de hoje, como evidencia levantamento da Genial/Quaest que apontou Nikolas Ferreira como o deputado federal mais influente de 2023, na opinião de 53,9% dos entrevistados. No ano passado, o deputado federal conquistou o primeiro lugar na Câmara pela votação popular do Prêmio Congresso em Foco.

Para o cientista político Adriano Cerqueira, Nikolas Ferreira conquistou a geração Z conservadora ao unir um discurso alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com uma comunicação nativa das redes, especialmente TikTok e Instagram. “Ele é um fenômeno de comunicação política, principalmente com a geração Z. Está seguindo uma trajetória própria, bem no estilo de Jair Bolsonaro, que muito antes das redes sociais possuía um estilo de comunicação política própria, falando direto à população, usando muito a imprensa escrita” para isso, afirma Cerqueira.

Geração Z nasce digital e em contraste com a geração pós-Segunda Guerra

O conceito de geração Z surge da Teoria Geracional, criada por William Strauss e Neil Howe. Os autores defendem que a cada ciclo de 20 anos ocorre uma virada geracional. A geração Z, também chamada de zoomers, abrange os nascidos aproximadamente entre 1997 e 2010. As informações são do Pew Research Center (Centro de Pesquisa Pew), uma organização apartidária dos Estados Unidos.

O grupo zoomer cresceu com internet e smartphones, priorizou tecnologia e redes sociais e construiu identidade em ambientes digitais. O termo zoomers nasce do contraste com os boomers, ou baby boomers, geração nascida no pós-Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e 1964.

Numa leitura a grosso modo, pela teria criada, os zoomers acusam os boomers de terem criado um mundo econômico e ambiental insustentável e, em contraponto são acusados de reclamarem demais das coisas facilitadas que encontraram no mundo.

Gazeta do Povo

Continue Lendo

ÚLTIMAS