Gilmar reage a discurso de Tarcísio contra Moraes: ‘Lamentável’

Atual decano do STF, Gilmar Mendes reagiu à crítica feita pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao ministro Alexandre de Moraes em discurso na Avenida Paulista.

Em sua fala durante ato no domingo, 7 de Setembro, Tarcísio subiu o tom e criticou nominalmente Moraes. O governador paulista disse que “ninguém aguenta mais a tirania do ministro Moraes”.

“Lamentável”, reagiu Gilmar, ao ser questionado pela coluna sobre o discurso de Tarcísio.

“Não há no Brasil ‘ditadura da toga’”, diz Gilmar

O ministro também se manifestou sobre o tema em suas redes sociais. Sem citar Tarcísio, o decano do STR rebateu algumas das falas do governador, afirmando não existir uma “ditadura da toga” no Brasil.

“No Dia da Independência, é oportuno reiterar que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento. Não há no Brasil ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos. O STF tem cumprido seu papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito, impedindo retrocessos e preservando as garantias fundamentais”, escreveu Gilmar no X

O ministro do Supremo também fez críticas ao governo de Jair Bolsonaro, sem citar o ex-presidente. Ele disse que o Brasil “não aguenta mais ” sucessivas “tentativas de golpe de Estado.

“O que o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo. É fundamental que se reafirme: crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam”, completou.

Ministros de Lula também reagem

Mais cedo, a coluna noticiou que ministros do governo Lula avaliaram que, com a fala, Tarcísio se despiu da imagem de direita moderada. “Esse é o moderado?”, questionou um auxiliar do petista à coluna.

Para integrantes do governo petista, Tarcísio subiu o tom em uma tentativa de reconquistar a ala mais radical do bolsonarismo, que costuma criticá-lo pela postura mais moderada.

Fonte: Metrópoles

Continue Lendo

ÚLTIMAS