O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) parabenizou Donald Trump após a virtual vitória do republicano. Com 267 delegados dos 270 necessários, a projeção da Associated Press (AP) apontou Trump como o 47º presidente dos Estados Unidos.
“Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer”, disse Bolsonaro, por meio das redes sociais.
Em sua publicação, Bolsonaro compartilhou o desejo de ser eleito novamente no Brasil.
“Talvez em breve Deus também nos conceda a chance de concluir nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós. Talvez tenhamos uma nova oportunidade de restaurar o Brasil como uma terra de liberdade, onde o povo é senhor de seu próprio destino. Até lá, seguiremos firmes, de pé, cada um de nós, pelo sonho de um Brasil forte, livre e fiel aos seus valores mais elevados”.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, acompanha as eleições americanas ao lado de Trump, nos EUA.
Mesmo antes do fim da apuração dos votos, Trump fez um discurso vitorioso, por volta das 4h25 (horário de Brasília), em Mar-a-Lago, Flórida, no qual agradeceu os eleitores. Após agradecer a todo o público pelo apoio e pelos votos, Trump, ao lado da esposa, Melania, ressaltou que “esse foi o maior movimento político, nunca antes visto na história dessa país”.
O bilionário de 78 anos superou, segundo as projeções, a candidata do Partido Democrata, Kamala Harris. Ao todo, Trump já emplacou 267 dos 270 delegados necessários.
Ainda sem atingir os 270 delegados necessários para ser eleito o presidente dos Estados Unidos, Trump lidera a apuração dos votos com 267 delegados frente aos 224 de sua oponente Kamala Harris.
A Associated Press já projetou vitória de Trump em Carolina do Norte, Idaho, Iowa, Kansas, Montana, Utah, Missouri, Ohio, Texas, Wyoming, Dakota do Sul, Nebraska, Dakota do Norte, Lousianna, Arkansas, Alabama, Flórida, Indiana, Kentucky, Mississippi, Oklahoma, Carolina do Sul, Tenneessee, Virgínia Ocidental e um estado-chave, Pensilvânia, somando 267 delegados em 25 estados.