Durante uma audiência realizada na Câmara dos Deputados, a Ministra da Saúde do governo Lula, Nísia Trindade, ficou numa saia justa após um questionamento da deputada federal Priscila Costa,.
Segundo a deputada, que é do Ceará, o Estado foi “garfado” pelo Consórcio Nordeste, que comprou 300 respiradores a R$ 48 milhões de reais de uma empresa que tinha, apenas, 10 meses de existência e comercializava maconha.
De acordo com a deputada, os respiradores nunca chegaram, mas os recursos federais disponibilizados pelo governo Bolsonaro foram pagos à empresa.
O pior é que nesse caso existe o envolvimento de três Ministros do atual governo de Lula, Camilo Santana (Educação), Rui Costa (Casa Civil) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil), que faziam parte do Consórcio Nordeste.
A deputada, então, fez a primeira pergunta crucial à Ministra: “Eu gostaria de saber se em respeito à vida do nordestino, do negro nordestino, haverá por parte de vossa excelência a proposição de alguma punição a esses que faziam parte do Consórcio Nordeste ou vai punir só médicos que tenham opinião divergente do Ministério da Saúde?”
Na segunda “tacada” a deputada Priscila questionou a ministra sobre declarações dela de que o “governo Bolsonaro foi o governo que lidou da pior forma com a pandemia e não a levou à sério”. Porém, afirmou a deputada, a FIOCRUZ, em maio de 2020, alertou que o vírus da COVID já estava circulando no Brasil antes mesmo do anúncio do primeiro caso.
Ou seja, segundo ainda a deputada, o vírus já circulava antes mesmo do carnaval do ano e o presidente Bolsonaro, endossando a FIOCRUS, como primeira medida declarou Estado de Emergência no país, recomendando que não houvesse manifestações carnavalescas. Mas os governadores não levaram à sério.
Mas, a Rede Globo, sempre ela, foi aos seus milhões de telespectadores, usando de seu poder de influência psicológica e baseada em alguns depoimentos médicos, incentivar a realização dos festejos carnavalescos, que efetivamente aconteceram e causaram a maior pandemia jamais vista no país.
A segunda e final pergunta que levou a Ministra Nísia ao banheiro foi: “A senhora, que tanto está dedicada nas questões de saúde do povo brasileiro, em especial os nordestinos, vai punir, também, a Rede Globo ou insistirá em punir só os médicos?”, fechou a deputada.
Complicado…
Assista: