Cresce desconfiança após pesquisa Lula, Haddad e Alckmin disparados para 2026

Em meio à rejeição do governo federal e à percepção de impopularidade entre ministros e pastas estratégicas, um novo levantamento da AtlasIntel, divulgado nesta sexta-feira (25) em parceria com a Bloomberg, voltou a colocar em dúvida a credibilidade das pesquisas eleitorais no Brasil. Nas redes sociais, a sondagem virou o assunto do dia.

O estudo mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus aliados Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) com ampla vantagem nos cenários testados para as eleições de 2026, contrariando o sentimento predominante de insatisfação popular com o lulopetismo e a economia.

Segundo o levantamento, Lula aparece liderando em todos os cenários simulados, com índices acima de 50% das intenções de voto, o que o colocaria em condições de vitória já no primeiro turno, a depender do quadro adversário. Em um dos cenários sem Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, surge com 43,1% das intenções de voto, superando por 13 pontos o segundo colocado.

No estado de São Paulo, o levantamento também mostra força de Geraldo Alckmin, atual vice-presidente. De acordo com os dados divulgados, ele pontua com 46% das intenções de voto em um cenário estadual sem a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), contra 38% de seu principal adversário.

Os resultados vão na contramão do cenário social e econômico do país, marcado por inflação alta, baixo crescimento e desconfiança em relação à condução política. O descontentamento com a gestão federal e com ministérios estratégicos, como Fazenda, Educação e Saúde, como cravam outros levantamentos de opinião, que apontam queda na aprovação do governo e frustração do eleitoral com promessas não cumpridas pela atual gestão petista.

Fonte: Conexão Política

Continue Lendo

ÚLTIMAS