Conhecido por sua luta histórica em prol dos condomínios do Jardim Botânico, o jornalista Toni Duarte está prestes a ser conduzido à presidência da Associação dos Moradores do Jardim Botânico (AJAB)
Nesta segunda-feira (24) ele deve ser escolhido pelos moradores para ocupar o cargo de presidente da Associação. Síndicos e moradores devem se reunir no Lago Sul com o objetivo de reestruturar a entidade.
O Jardim Botânico é a maior cidade condominial do DF. Hoje estima-se que sua população esteja em torno de 150 mil habitantes. O papel da Associação é de fundamental importância no desenvolvimento do local e há décadas tem lutado pela regularização fundiária e pelo desenvolvimento da cidade.
Em 2004, quando foi formalizada a criação da Região Administrativa XXVII (Jardim Botânico), emancipando-a do Lago Sul, a AJAB teve seu valor reconhecido. Um de seus marcos foi a batalha pela criação da Lei Federal n.º 13.465/2017, um instrumento jurídico que revolucionou a regularização fundiária no Distrito Federal. Hoje, essa legislação é amplamente utilizada pelo governo local para garantir segurança jurídica aos parcelamentos da região, beneficiando milhares de famílias.
Porquê Toni Duarte?
Além de morador, Toni Duarte se destacou no cenário político e jornalístico do DF quando criou o portal Radar Condomínio, hoje conhecido nacionalmente como RadarDF. Presidente da maior Associação de Jornalistas do DF e uma das maiores do país, a Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABB), carrega a vasta experiência de mais de 50 anos militante do jornalismo e da política local e nacional.
Para os moradores, não existe alguém mais preparado para assumir o cargo de presidente com um currículo invejável. Sua atuação crítica e engajada na cobertura das questões locais o credenciam como uma liderança capaz de revitalizar a entidade e, ao mesmo tempo, trazer ainda mais melhorias para a Região.
Toni se sentiu lisonjeado com a possibilidade e se mostrou bastante motivado, sem deixar de destacar a relevância histórica da associação: “A AJAB surgiu moldada na luta em defesa dos interesses de uma cidade e carrega consigo o legado de transformar sonhos em direitos, como a regularização dos condomínios e a consolidação do Jardim Botânico como uma região próspera e reconhecida”, disse.
Para Claudemir Pita, um dos guardiões da AJAB, “a indicação de Toni Duarte reflete o desejo da comunidade de alinhar experiência jornalística e conhecimento local à gestão da associação, fortalecendo sua capacidade de diálogo com o poder público e de mobilização dos moradores”.
Fonte: Portal opinião Brasília