O Brasil enfrenta um debate acalorado sobre o papel do Supremo Tribunal Federal (STF) na governança do país, com o ministro Alexandre de Moraes, o ‘Xandão’, no centro das discussões.
O não eleito pelo povo, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, dará a decisão final sobre o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que institui o IOF, se continua prevalecendo ou não, como quer o Congresso, que derrubou a medida.
Sem acordo na audiência de conciliação realizada nesta terça-feira, 15, coube tão-somente a Moraes decidir o destino do decreto, e ponto final.
As perguntas que ficam são as seguintes: estamos sendo governados por uma “juristocracia”, um sistema onde o poder político é transferido ou exercido pelo judiciário, em detrimento dos poderes Legislativo e Executivo?
Estaria o STF extrapolando suas atribuições e interferindo na soberania popular?
O Brasil vai sendo governado pelo STF, composto por 11 ministros nomeados e sem mandato popular. Quanto a isso, não há nenhuma reação e saiba por que.
Se, de um lado, o país tem um presidente fraco e sem moral por ter sido “descondenado” e apeado pela Suprema Corte, usado para derrotar o estúpido e insolente Bolsonaro nas eleições de 2022, de outro lado, existe uma penca de congressistas vagabundos (deputados e senadores) com “rabo preso” no STF, também um paraíso onde não existe “santos”.
O Brasil está lascado, o povo também.
Fonte: RadarDF